• Thamara Laila

Como usar as afirmações positivas para te ajudar a mudar seu diálogo interno:

Atualizado: Mai 2


Por muito tempo, eu nutria um diálogo interno bem pesado comigo mesma. Era tão automático me criticar, culpar e me colocar pra baixo que eu já nem percebia o que estava fazendo. Raramente dizia aquelas coisas em voz alta, mas elas estavam ali tocando em looping na minha mente.


Ao ganhar consciência desse diálogo, primeiro me culpei ainda mais. Depois comecei a pensar em como poderia agir diferente e encontrei várias respostas. Uma delas foi por meio de afirmações. Desde então, criei meu caderninho (sim, eu crio caderno para tudo rs) e fui anotando as que sentia que precisava praticar. E, de pouco em pouco, fui vendo algumas coisas se transformarem.


É claro que só a afirmação não muda tudo, mas é um passo possível para isso. Como diz Louise Hay, a afirmação abre uma porta para mudança. É o momento que você diz estar consciente do que precisa mudar e assume a responsabilidade por isso.


Alguns pontos importantes:


✧ Antes de tudo, ganhe consciência do teu diálogo interno. Quais as frases você mais repete para si? Quais são mais pesadas? Anote em um papel, sem julgamento. Apenas, reconheça.


✧ Após, veja quais você gostaria de mudar. Como você gostaria que fosse esse diálogo? No meu caso, por exemplo, queria um diálogo interno mais gentil.


✧ As afirmações precisam estar sempre no tempo presente: Eu tenho/ Eu sou, beleza?


✧ A pegadinha das afirmações é que não adianta apenas ficar repetindo, precisamos sentir. É a vibração que atrai. Por isso, se ao dizer: Eu me amo, internamente seu corpo sinaliza outra coisa, precisamos ajustar. No início eu falava: "Eu escolho começar a me amar". Para essa afirmação, meu corpo não agia como se estivesse mentindo pois, de fato, eu estava escolhendo começar a me amar e não já me amando de fato, entende?


Aqui tem um vídeo com afirmações mais simples e gerais de merecimento:


O ponto de poder sempre está no presente. É no presente que podemos mudar!

E, se você me segue nas redes sociais, já deve ter visto uma das minhas partilhas sinceras sobre empreendedorismo (ou negócio para inflar nossos medos e jogar nossas inseguranças na nossa cara, não é mesmo?). Nos últimos meses, comecei a direcionar as minhas afirmações para me fortalecer como empreendedora, reconhecendo meu valor, agradecendo as oportunidades e me fortalecendo no meu caminho.


Eu faço as afirmações ao longo do meu preparo do café da manhã. Gosto de gravar no celular um áudio e fico repetindo. Algumas repito ao longo do dia (deixo em um post it na minha frente para lembrar). As afirmações são o meu passo possível.


empreendedora trabalhando e fazendo afirmações positivas



E, se quiser ouvir todo dia pelas manhãs enquanto prepara o seu café, aqui tem um vídeo com todas elas:



É isso. Espero que você reconheça a sua força para mudar e comece hoje com o passo possível para você. Acredite: você é abundante e merecedora de uma vida incrível.